Se lembrar é reviver (como diz o poeta) não vale para esses caras da foto...
... sei que muitos podem pensar: um tirano em um país do chamado terceiro é normal, mas como explicar um Hitler! em uma Alemanha politizada e intelectualizada, aparece um cara que consegue levar todos (uma nação) para uma guerra sem a menor chance de êxito.
Depois de quase meio séculos ainda têm muitos ditadores ao redor do mundo, mas aos poucos eles vão caindo, o levante do povo árabe é um exemplo, mais ainda é pouco, quando o povo souber a força que tem, esses tiranos não existiriam, mas o povo gosta de ídolos mesmo sendo ditadores sanguinário e doentes.
O discurso de Charles Chaplin do filme o grande ditador.
"O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém, desviamo-nos dele. A cobiça envenenou a alma dos homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios.
Criamos a época da produção veloz, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz em grande escala, tem provocado a escassez. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura! Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo estará perdido."
Nossa sociedade (a Brasileira) ainda é uma muito jovem ainda não sabe identificar um tirano e por isso paga caro, nossas escolhas ainda é na base de erro e acerto, já erramos muitos e não acertamos quase nada, temos muito medo de dizer o que pensamos sobre determinado assunto, como resolver a violência de nosso país? por que não pensamos em algo mais real? a violência só se resolve com discurso? não, mas com ação e coragem.
"A humanidade não se divide em heróis e tiranos. Suas paixões, boas ou más, foram-lhes dadas pela sociedade, não pela natureza." Charles Chaplin
Sem mais e até mais.
Raul Seixas, 30 anos de saudades (21 de Agosto de 1989-2019)
-
30 anos da viagem astral de Raul Santos Seixas (21 de Agosto de 1989). O
Raulzito foi um fenômeno da cultura pop brasileira, um misto de cantor e
compos...
Há 6 anos
Comentários:
Postar um comentário