Bem-vindo,

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Que pena "Nasa anuncia fim da missão da Phoenix"



Para mim, que vivo no mundo da lua, quando eu ví essa manchete fiquei um pouco triste, eu que sou louco por noticia do espaço, esperava mais dessa missão, queria saber sempre mais, segue a reportagem que me deixou frustrado:



"WASHINGTON (AFP) — A Nasa encerrou a missão da Phoenix no solo marciano, já que as baterias da sonda deixaram de funcionar, informaram nesta segunda-feira responsáveis da agência espacial americana.


"Declaramos o fim das atividades da Phoenix", disse Barry Goldstein, responsável do projeto na Nasa, durante uma teleconferência.
Após operar durante mais de cinco meses, muito além dos 90 dias previstos inicialmente, as comunicações da Phoenix foram suspensas no dia 2 de novembro.
Goldstein destacou que uma equipe científica seguirá na escuta durante as próximas semanas para captar um eventual novo contato da sonda.


Phoenix começou a escavar o solo marciano após descer na zona do pólo norte do planeta, no dia 25 de maio.
Em junho, a sonda encontrou uma substância branca que os cientistas concluíram ser gelo.
O fim da missão estava previsto para a chegada do outono, quando a redução da luz solar e a queda das temperaturas impediriam o carregamento das baterias da sonda.
Apesar do fim da missão da Phoenix, a análise das informações coletadas pela sonda está apenas começando, destacaram os cientistas.


"Phoenix já nos surpreendeu e sei que vamos obter mais coisas surpreendentes deste tesouro de dados durante os próximos anos", destacou Peter Smith, da Universidade do Arizona e encarregado científico da missão.
A sonda Phoenix demonstrou, em particular, a presença de água gelada no ártico de Marte, lembrou Smith. "O estudo do gelo ocupou a maior parte destes cinco últimos meses".
"A água estava realmente no centro desta missão e isto nos manterá ocupados durante um certo tempo, enquanto tentamos compreender realmente o que recolhemos", destacou Smith.
Para Doug McCuistion, diretor do programa de exploração de Marte da Nasa, "Phoenix teve um papel importante para reforçar a esperança de que o planeta foi habitável no passado e que existiu vida lá".

Phoenix determinou ainda que o solo marciano é moderadamente alcalino e descobriu depósitos de sal que podem ter servido de alimento para organismos vivos.
A sonda, lançada em 4 de agosto de 2007, percorreu 679 milhões de quilômetros até pousar no ártico marciano, em 25 de maio.
As câmeras da Phoenix transmitiram mais de 25 mil fotos da região onde a sonda pousou.
A Nasa tem ainda no solo de Marte os robôs Spirit e Opportunity, que exploram a zona equatorial do planeta desde 2004."

Logo eu, que acho que esse planeta tinha futuro, mais com o pensamentos de alguns de seus habitantes não vejo futuro nenhum, e com missão para Marte achava que logo tudo iria mudar, não para mim, mais para os viriam depois, mais nem tudo esta perdido, outras missões ainda vem, não vou contar aqui o que me desagrado nos pensamentos de alguns, por que fica chato, mais quando eu vejo um cara pensar diante de uma vaca, diante de uma cruz, de um livro e outras coisas, ai minha tristeza é ainda maior, não porque eu vivo no mundo da lua, mais foi a única forma de me conformar com isso.

Comentários:

Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |